Órtese Plantar
Conhecida como Palmilhas
Ao falar em palmilhas, pensamos em no produto que adquirimos para usar nos pés, quando deveríamos na realidade pensar em um tratamento em que se tem as palmilhas como ferramentas para atingir os objetivos de melhora da dor, dos movimentos, alivio de compressão em regiões especificas, melhora da marcha de maneira geral.
A decisão do uso, envolve uma avaliação detalhada e minuciosa desta marcha, posição estática (parada), posição dinâmica (em movimento) e lesões como calosidades, úlceras e deformidades de posição, além de exames específicos (Podoscopia, Plantigrafia e Baropodometria) para em seguida ter a possibilidade de fazer uma prescrição mais assertiva desta Órtese plantar (Palmilhas) que deve ser de maneira personalizada seguindo todas as particularidades da avaliação de cada pessoa.
É muito comum pessoas utilizarem as palmilhas pré-fabricadas por indicação de pessoas que muitas vezes não têm conhecimento suficiente, exemplo: É muito pouco provável que sua dor no pé, seja por conta da mesma causa da dor de seu conhecido, agora as palmilhas de mesmo tamanho de uma loja é sempre uma igual a outra, qual a chance de melhora a dor por motivos diferentes?
Desta forma, fica claro que essas palmilhas industrializadas por não serem personalizadas deixam muito a desejar na resolução de problemas que são muito particulares.
Em resumo, é extremamente importante que você tendo algum problema que se inicia no pé, consultar um profissional especializado para que ele indique a melhor conduta para seu caso.
Exemplo: Exame estático de BAROPODOMETRIA
Exemplo: Exame de PODOSCOPIA